sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

TUNTUM: VEREADORES ELEITOS, OBRIGAÇÃO EM APRESENTAR RESULTADOS!!!

Alguns vereadores eleitos,
Tuntum (FOTO: TuntumNews)

Que a câmara de vereadores de Tuntum nunca foi referência, isso nunca foi segredo e muito menos novidade. Raríssimas foram as exceções. E o pior é que nesse momento tem muita gente achando que é exceção. O fato é que aproxima-se o momento da alternância e tal acontecimento encharca de esperanças a cabeça do eleitor. Sabemos que os vereadores têm como obrigação fiscalizar as ações do prefeito, isso é indispensável e fundamental. Porém temos que tomar cuidado com as limitações das atividades desenvolvidas por este fiscal do povo. Fiscalizar é agir de maneiro correta, em virtude dos interesses sociais e coletivos. O problema é que é comum se ver vereadores ofuscando suas próprias obrigações. Enquanto uns não saem de baixo da saia do prefeito, explorando-o financeiramente, o que sabemos que é completamente ilegal, outros já se armam com outro objetivo, perseguir o prefeito. 
Em Tuntum - MA tal prática é comum, tem vereador eleito mais preocupado em encontrar confusão do que em buscar solução. Aí está o problema! Daí a importância da união, do foco no interesse coletivo. A oposição tem papel de importância na gestão pública, a oposição coerente e honesta. Não um ou dois gatos pingados que desconhecem extremamente a gestão pública e se denomina como "radicais". Radicalismo pra esses é gritar em cerimônia, é fazer exibicionismo caracterizado de mendigo, com cara pintada ou sei lá mais o quê. Tudo pura balela!!! A imagem a cima, do ponto de vista coletivo, deveria está composta por todos o vereadores eleitos de nosso município. Infelizmente sabemos que do ponto de vista político a situação é completamente diferente. Isso porque Política e Interesses sociais são palavras que andam longe uma das outras. De qualquer forma vale lembra que daqui a 4 anos teremos novas eleições e o que será plantado agora será colhido brevemente!

Vereadores, leiam e reflitam: 
O vereador é um representante político que opera no domínio dos municípios. A Câmara Municipal está para o município do mesmo jeito que está a Assembléia para o Estado e a Câmara Federal, para a União. O vereador tem o mesmo poder Legislativo, do Deputado Estadual, do Deputado Federal e do Senador da República, isto em relação ao Município. É um fiscal da administração pública, embora às vezes partilhe esta tarefa com tribunais de contas. Vejamos algumas de suas:
Legislar sobre interesse local.
Os vereadores aprovam as leis que regulamentam a vida da cidade. São os serviços de tradicional prestação pelos Municípios, como transporte coletivo, coleta de lixo, manutenção de vias públicas, fiscalização sanitária, etc. Para isso elaboram projetos de lei e outras proposituras que são votados na câmara durante as sessões ordinárias ou extraordinárias. Aprovam ou rejeitam projetos de lei, elaboram decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos, elaboram o regimento interno da câmara e participam de comissões permanentes.
A função que considero mais importante é a de fiscal do povo.

Cada centavo do dinheiro público que o prefeito gasta, o vereador tem que saber como foi usado.

Um comentário:

  1. Segundo, Parabéns pelas sabias palavras e pelo alerta aos novos legisladores de Tuntum. Continue do lado da auto-critica positiva e construtiva, o que é peculiar a sua pessoa. Um abraço, Ciro Ricardo.

    ResponderExcluir