quinta-feira, 31 de maio de 2012

RETRATO FALADO DE ASSASSINO DO JORNALISTA DÉCIO SÁ É DIVULGADO

Assassino de Décio Sá, retrato falado.
Só hoje, após 38 dias do assassinato do jornalista Décio Sá, foi divulgado o retrato falado do executor. O Secretário de Segurança do Estado do Maranhão, Aluísio Mendes, em entrevista informou ao G1 que o retrato já estava pronto a algum tempo, porém havia necessidade que fossem tomadas alguma providências antes da publicação. “Cada crime tem uma dinâmica específica. A polícia já tem esse retrato falado há algum tempo. Nós queríamos garantir a confecção de um retrato mais próximo da realidade. As testemunhas foram ouvidas várias vezes, para que não houvesse divergências”, Explicou Aluísio.
O disque denúncia continua oferecendo a recompensa no valor de 100 mil reais para quem fornecer informações que levem à prisão do bandido.

Divulguem o retrato desse pilantra, faça sua parte, sua identidade será preservada em caso de denúncia.

DISQUE DENÚNCIA: Telefones 3223-5800, na capital, e 0300 313 5800, no interior do Estado.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TUNTUM: O balde de água fria escorre pela moleira do eleitor!


Imagem ilustrativa!

              Depois da desistência do prefeito Chico Cunha de concorrer à reeleição, todo o quadro político de Tuntum foi alterado. Sem oposição, o que é muito ruim para o município, Tuntum seguirá uma única orquestra. Será? Há quem acredite ainda na candidatura de Ana Isabel, o que trará de volta ao povo tuntuense as emoções de uma disputa política. O fato é que eu, no apogeu dos meu 25 aninhos, nunca vi um balde de água gelada desses, derramar sobre as cabeças dos eleitores dessa cidade.
Outros questionamentos que não saem da cabeça dos palpiteiros de plantão e uma fictícia conversa entre eleitores:
- Será que foi tudo tramado? Tudo combinado? (Eleitor neutro)
- Tramado o quê? (Eleitor desinformado)
- Foi sim, rapaz. Esse Dr. Tema é maquiavélico! (Eleitor anti-Tema)
- Que nada, rapaz! O Chico não guentou foi a pressão, sabia da derrota! (Eleitor do Tema)
- Eu não vou nem votar nessa porr (pii)... Vou votar é Nulo! (Eleitor “puto da vida”!)
- (Silêncio) ...    (Eleitor que se sentiu descartado e também "puto da vida”!)
A partir daí meus amigos, é torcer para que algo de surpreendente aconteça, que surja um candidato, pois não é do feitio de Tuntum uma política sem emoções.

terça-feira, 29 de maio de 2012

AGORA É OFICIAL! EM PRIMEIRA MÃO: CHICO CUNHA DESISTE DE SUA CANDIDATURA.


Prefeito Chico desiste da reeleição
 Agora pouco fiz uma postagem no blog sobre a dúvida do então prefeito Chico Cunha em concorrer as eleições. Eu estava certo, só demorei um pouquinho para publicar a postagem.

Agora sim!!! A novidade é que hoje pela manhã, segundo uma fonte de minha credibilidade e depois de uma sábia decisão, Chico Cunha oficializou sua desistência de concorrer à reeleição. O comunicado foi feito na residência do secretário de saúde Ricardo Murad. Ao que tudo indica ainda será decidido quem receberá o apoio do prefeito, Dr. Tema, Ana Isabel ou mais alguma novidade? Avalio a decisão do prefeito como muito coerente e positiva para si próprio.

Nada definido, atual conjuntura na estaca zero! Será???


"Pare de utilizar o termo acho, você por acaso perdeu alguma coisa?" Tal questionamento era feito por uma professora de laboratório de produção textual.
Ainda assim, como sou teimoso, irei decepcioná-la caso minha querida Elaine leia esse texto.

Acho uma grande bobagem esses comentários especuladores sobre o prefeito Chico Cunha. Há muita gente prosando pelas ruas sobre uma suposta desistência do atual prefeito para a disputa da reeleição. Até mesmo o Luís Cardoso, autor de um dos blogs mais acessados do Maranhão, já se submeteu a tal infeliz tipo de comentário. Sem muito embasamento o blogueiro foi muito infeliz em sua postagem (Leia: http://www.luiscardoso.com.br/politica/prefeito-de-timom-desiste-de-disputar-a-reeleicao/ ) Apesar de acreditar que a desistência é uma boa saída para o atual gestor. Ainda penso que é muito precipitado afirmar o que nem mesmo Chico Cunha sabe. Como todo penso é torto, penso eu que o prefeito ainda não chegou a uma decisão. Enfrentar uma campanha cansativa, caríssima e sem muitas probabilidades de vitória ou desistir amenizando assim sua rejeição? Porque convenhamos, caso o prefeito Chico não concorra nas próximas eleições, obviamente ele não será votado. E o óbvio do óbvio, ninguém conseguirá calcular seu percentual de rejeição, que segundo as pesquisas, hoje se encontra absolutamente alto.
Enquanto isso, seu atual adversário, primo e ex-aliado, Dr. Tema venceu mais uma batalha sobre aqueles que apostavam em uma desgraça judicial para o médico. Me antecipando aos eventuais comentários e se tratando de julgamento adiado podemos dizer que venceu, já que a essa altura do campeonato tudo é decisivo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

LÉO COUTINHO É O FAVORITO EM CAXIAS

Léo Coutinho (foto) atinge 41,0%
de intenção de votos
contra 28,5% de Paulo Marinho Júnior.
Pesquisa do Instituto Escutec confirma favoritismo do pré-candidato socialista apoiado pelo atual prefeito Humberto Coutinho (PDT) e pelo presidente da Embratur, Flávio Dino(PCdoB)
A segunda pesquisa Escutec realizada em Caxias, nos dias 07 e 08 de maio de 2012, demonstra a consolidação da liderança do pré-candidato a prefeito Léo Coutinho (PSB) na corrida eleitoral Caxiense em 2012. A consulta ouviu 400 entrevistados.
De acordo com a Escutec, Léo Coutinho, sobrinho do atual prefeito Humberto Coutinho atinge 41,0% de intenção de votos, seguido por Paulo Marinho Júnior (PMDB), filho do ex-prefeito e ex-deputado Paulo Marinho que conseguiu 28,5%. O médico e Vereador Helton Mesquita obteve 11,8%. O petista Ney Jefferson foi lembrado por 2,3% dos entrevistados, Pedro Amorim (PSDB) 1,8%, Zezinho Assunção 1,8% e Agostinho Neto (PSOL) atingiu a marca de 1,0%. 8,3% disseram que não votariam em nenhum dos nomes acima e 4,3% disseram não saber ou não responderam.
Na pergunta, Em quem o SR(a) vai votar para prefeito, quando não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, o resultado espontâneo foi: Léo Coutinho – 27,8%, Paulo Marinho Jr – 9,5%, Helton Mesquita – 4,0%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1,0%.
 
Em resposta a pergunta, Destes candidatos em quem o Sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum, Paulo Marinho Jr. lidera a rejeição com 37,8%, seguido de Leo Coutinho com 13,0%, Ney Jefferson com 5,3% e Helton Mesquita com 4,8%. Os demais candidatos tiveram rejeição abaixo de 4%.
A Pesquisa foi registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo MA-0020/12.
(Assessoria PSB Caxias, Blog do John Cutrim e Portal Noca de Caxias)

terça-feira, 15 de maio de 2012

A NOITE FOI DA BOLÍVIA QUERIDA

           
Definitivamente, ontem a noite foi do Sampaio Corrêa. Além da bolívia ter vencido por dois gols de diferença o Viana e ter avançado para disputa do título na quinta contra o Cordino (Barra do Corda), os bolivianos tiveram o prazer de ver o seu rival, "Morto Clube" cair para a série B do Maranhense. "Foi uma alegria duplicada", afirmou o torcedor Denilson Zaqueu que se encontrava eufórico no Nhozinho Santos. Com isso, o Moto Clube que dependia do resultado de Cordino e São José enfrentará mais uma queda.


CONTRA O SÃO JOSÉ, CORDINO AVANÇA E ENFRENTARÁ O SAMPAIO CORRÊA NA PRÓXIMA QUINTA

Após o empate de 3 a 3 no jogo de ida, dentro de casa, Barra do Corda, O Cordino buscou uma vitória magra mas importantíssima nesta segunda-feira, ao derrotar o São José, por 1 a 0 no Estádio Nhozinho Santos.

Além do triunfo ser declarado o primeiro longe de seus domínios na históri do clube, o Cordino garantiu uma classificação à grande decisão do segundo turno.

O único gol da partida foi marcado no primeiro tempo, aos 33 minutos, anotado pelo atacante Marlon. O primeiro duelo da decisão acontece nesta quinta-feira e o adversário será o Sampaio Correia, que venceu o Viana por 2 x 0.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Deputada quer rigor na CPI da Pistolagem


Dep. Cleide pede empenho e rigor na CPI da pistolagem.

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a Tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda–feira (7), para anunciar que conforme o esperado, tinha acabado de assinar a CPI da Pistolagem proposta pelo Deputado Bira do Pindaré (PT), no sentido de agilizar a elucidação dos vários crimes que estão acontecendo no nosso Estado.
A instalação desta CPI segundo a Deputada é necessária, apesar do grande empenho do Secretário de Segurança do Estado, que não conta com um contingente policial suficiente (nem na Policia Civil e nem na Policia Militar), sem falar na insuficiência de equipamentos, de coletes à prova de balas, de armas, de munições, de transportes e que somados, impedem muitas vezes um trabalho objetivo e eficaz.
Segundo a deputada, além dos vários crimes já ocorridos no nosso Estado, mais um atentado aconteceu e desta vez, teve como vitima o vereador de Caxias e pré candidato a Prefeito, Dr. Helton Mesquita. Este fato ocorreu no último dia 2 (quarta-feira) às 22:30hs, na porta da sua residência, quando foram disparados contra ele quatro tiros e que graças a Deus, apenas um tiro o atingiu, sem que este afetasse nenhum órgão vital, tendo a bala ficado alojada na região retro peritoneal, próximo à coluna, o que na opinião da equipe médica, dificulta a sua retirada. Mas o vereador está bem e já retomou suas atividades.
Fez questão ainda de salientar a deputada que o referido médico tem demonstrado ao longo de sua carreira ser competente e responsável, tendo sido inclusive convidado, conforme noticiado pelo jornalista Jotônio Vianna, do Jornal Pequeno, para ser o candidato a vice-prefeito do também pré candidato a prefeito Paulo Marinho Júnior.
Disse ainda que o Prefeito Dr. Humberto Coutinho, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Caxias Ironaldo Alencar, esteve no Comando da Polícia Militar, na Polícia Civil, bem como na Polícia Federal, fazendo um apelo para que pudesse haver uma maior agilidade visando esclarecer o mais rápido possível o fato e por conseguinte a punição dos culpados.
De acordo com a Parlamentar, o momento que atravessamos é de preocupação, não só para o povo em geral, mas também para as autoridades constituídas, os políticos, jornalistas e suas respectivas famílias, pois “todos que fazem política correm grandes riscos, principalmente agora, durante a próxima campanha eleitoral, quando teremos de viajar e dar assistência a nossos prefeitos, vereadores e correligionários, na verdade estamos desamparados”
Finalizou seu pronunciamento, fazendo um apelo a todos os colegas parlamentares, para que o requerimento da criação da CPI da Pistolagem seja aprovado, pois dessa forma, esta Casa poderá desenvolver um trabalho no sentido de trazer mais tranqüilidade às famílias.
(Assessoria de Comunicação)

sábado, 12 de maio de 2012

ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA DE TUNTUM, UMA SIMPLES LEITURA.

A corrida para as disputas do trono de ouro já começou, e agora como diria meu amigo Macos "Mano Pop" "o bagulho é sinistro mano!". E em Tuntum não é diferente, o prefeito Chico Cunha vem demonstrando que não está pra muita conversa, o homem parece está decidido sobre sua presença na disputa. O que não se pode negar é que o prefeito só agora resolveu pedir aos seus secretários que levantem da cadeira, isso tem refletido em uma movimentaçãozinha aqui e outra aculá. Resta saber se ainda há tempo, pois o estrago dos três primeiros anos foi feio e suas consequencias ainda estão refletindo efeitos nada bom para a atual administração.
Por outro lado, o ex prefeito Cleomar Tema, que saiu por cima da carne seca tem aproveitado toda essa situação, disse e repito: Esse de besta não tem nada. Dr. Tema quer de qualquer forma retornar a cadeira mais cara do município, e ao que me consta, diante de tanto estrago causado pela atual gestão, essa tarefa não parece ser tão difícil. O fato é que o médico saiu no momento certo, é como um jogador de fultebol que inteligentemente se aposentou no auge de sua carreira, a diferença aqui é que no caso, dr. Tema pode retornar!
Na minha leitura, partindo do ponto de vista estratégico político,  um dos momentos mais felizes do prefeito foi a captação do apoio do então aliado Pires Léda que sem dúvida nenhuma conseguiu somar. Adcionar não só em números de eleitores, mas em simpatia e carisma. Meu amigo, cada político com suas características, mas um pouco de sorriso é sempre bem vindo em campanhas eleitorais e nesse quesito Pires Léda é doutor, me achem uma foto desse cidadão sério que eu premiarei com um pirulito!!!
Outra forte candidata, e que na minha concepção seria uma excelente gestora por suas características de seriedade e comprometimento é Ana Isabel, porém para a infelicidade da democracia acredito que a mesma não irá entrar na disputa, provavelmente a empresária ficará disfarçadamente neutra ou apoiará o ex companheiro Tema.
O fato é que se por ironia do destino Chico Cunha for reeleito ele calará a boca de muita gente, ou melhor, dos 91 % que acreditam na derrota do prefeito. Não duvidem, o dia da eleição é muito perigoso para quem está fora do poder!!!


FOTOS:
tuntumnews.blogspot.com
blogdodecio.com.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PEC dos Jornalistas entra em fase final de discussão no Senado

A proposta de emenda à Constituição que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de Comunicação Social para o exercício do jornalismo (PEC 33/2009) voltou nesta quarta-feira (9) à pauta do Plenário, na primeira sessão de discussão em segundo turno da matéria. A PEC constará da ordem do dia por três sessões deliberativas consecutivas.
Apresentada por Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”.
No entanto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC.
A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF.

Do blog do Luís Cardoso

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O CASO DÉCIO E AS ESTATÍTICAS


Corpo de jornalista assassinado em plena av Litorânea

Parece que o secretário de segurança resolveu mesmo fazer corpo mole em relação ao assassinato do jornalista Décio Sá. Essa conversinha fiada de investigação sob sigilo, ao meu  ver, não passa de pura balela para deixar a poeira sentar.
Por qual motivo até agora não divulgaram o tal retrato falado??? Sobre a presença de peixe graúdo nessa história, ninguém tem dúvidas. O problema é uma provável relação estreita desse anfíbio com o clã, já que a vítima, aqui aculá cutucava alguns irmãos... Se for por aí, aí papai, tchau! Não há dúvidas, o caso Décio irá parar nos gráficos.

A ingrata e o irmão
A ausência da governadora no ultimo ato de manifestação sobre o acontecido com o Décio gerou polêmica, e como gerou. Pois bem, Roseana nem pisou seus sapatinhos na avenida litorânea, o que causou aborrecimento por parte de muito familiares do jornalista. Outro que fez questão de não comparecer foi o deputado midiático Ricardo Murad, e é porque este disse que tinha o Décio como irmão, êta família desunida! Infelizmente, meus amigos, a tedência é só piorar. Daqui a alguns dias ninguém lembra quem foi Décio Sá, com excessão da própria família, e essa que não conte com o amparo desse bando de safados!

Vereador de Caxias é baleado na porta de casa

Do blog do Ricardo Marques


                 Um atentado contra o vereador Helton Mesquita sacudiu Caxias (MA). O crime aconteceu na noite desta quarta-feira (02), por volta das 22h30, quando o vereador - que é pré-candidato a prefeito pelo PSC- chegava à sua casa, na Avenida Senador Alexandre Costa, uma das mais movimentadas da cidade, considerada área nobre.
Dois homens numa moto dispararam várias vezes contra o carro de Helton Mesquita. Um dos tiros atingiu o vereador, que foi socorrido por familiares e levado para o Hospital Geral de Caxias.
Até o início da madrugada de hoje, o estado de saúde de Hélton Mesquita era estável, porém a bala continuava alojada no corpo dele e os médicos temiam um agravamento do quadro. O vereador, que também é médico, recusava-se a passar por um procedimento cirúrgico, a despeito dos apelos de três colegas cirurgiões que se mantiveram a postos para operá-lo.
Vereador de Caxias é baleado na porta de casa
Helton Mesquita (Foto Divulgação)
A população da cidade está perplexa. A polícia já sabe que a arma utilizada no crime foi um revólver calibre 38. As motivações ainda são uma incógnita.
Inicialmente, a polícia acredita em tentativa de assalto. Hélton Mesquita teria reagido à abordagem dos bandidos, que acabaram atirando contra ele.
Mas um detalhe intriga a polícia: Por que os bandidos disparam tantas vezes contra o vereador? As primeiras informações davam conta de terem sido efetuados pelo menos quatro ou cinco disparos. Um modus operandi pouco usual para um crime de tentativa de assalto.
Informações levantadas pela equipe de reportagem da TV Difusora/Caxias dão conta que Hélton Mesquita teria comentado com alguém de sua casa que estaria sendo seguido por uma moto.
Mas, e aí... O quê teria motivado este covarde crime contra o vereador Hélton Mesquita? Teria o vereador reagido a uma tentativa de assalto, ou seria ele mais uma vítima de crime de encomenda no Maranhão?
O fato é que mais um crime em circunstância pouco comum desaba sobre o Maranhão. O terror parece tomar conta do estado. Somente este ano já foram registrados seis casos de homicídios com característica de crime de pistolagem. Até agora ninguém foi preso.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

O marqueteiro aderiu, Pedro Jorge abandonou o barco!

Dos meus conterrâneos, aquele que nunca escultou essa frase que atire a primeira pedra: Aqui em Tuntum acontece de tudo!



Inicialmente gostaria de pedir desculpas aos meus leitores pela ausência de postagens nesse blog, como disse antes, o humilde titular deste, é um mero assalariado e precisa realizar com dedicação suas atividades profissionais. E já que este espaço não me traz nem um atrativo financeiro fui obrigado a me afastar temporariamente. Mas para a felicidade de uns e infelicidade de outros, estoy de vuelta!!! 

Isso mesmo, meus amigos! Como eu já havia dito em postagens anteriores, há uma coisa que me admira muito nos meios da comunicação: A capacidade de um assessor de imprensa em ocultar os males de um ser e exibir as qualidades positivas do mesmo. Pois bem, vamos ao que interessa, cheguei a mencionar em tópicos anteriores que o meu nobre amigo Pedro Jorge deveria ser compreendido pelo fato do mesmo tentar mascarar o governo do atual prefeito Chico Cunha, já que o blogueiro lá estava defendendo uma boquinha que ganhava da prefeitura. O caso do Pedão, como é carinhosamente conhecido, acontece em qualquer lugar do mundo. O que vale ressaltar é a dificuldade de maquiar algo que está completamente deformado, logo o blogueiro mais fofo da região resolveu pular fora do barco e decidiu dizer bye bye para o Chico!

Na semana passada tive a oportunidade de bater um rápido papo com o ex marqueteiro do governo Chico, aqui mesmo em São Luís, e o mesmo me declarou: "Você não sabe o quanto era dificil eu saber que estava fazendo o errado e continuar fazendo. Nossa, como eu me arrependo!"
De uma coisa eu não tenho dúvidas, Pedro Jorge é um homem de coragem e não tem medo de reconhecer seus erros, é por isso que esse blogueiro se tornou um profissional popular!
No entanto, além do TUNTUM NEWS ter abandonado o barco que muitos dizem estar afundando, o blog parece que rosolveu entrar na onda do velho dr. Tema, já que suas ultimas postagens demonstram uma certa tendência ao ex-prefeito.

É melhor se atirar ao mar e correr o risco de pegar uma carona com os golfinhos, do que ficar no navio e entrar  na faca, ou melhor, na tesoura dos piratas!
Ronald Segundo