sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cleomar Tema discute convênios para Tuntum com o reitor da UFMA

Natalino Salgado, reitor da UFMA, recebe o prefeito eleito de Tuntum, Cleomar Tema.

O prefeito eleito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), foi recebido no final da tarde desta quarta-feira (28), pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, a quem solicitou apoio para incrementar a educação daquele município , acrescentando que o seu quarto mandato, que começa no próximo dia primeiro de janeiro, terá exatamente a educação como foco principal.
Tema disse a Natalino Salgado que está procurando ajuda em todas as esferas de poder, porque afirmou sentir a necessidade de que haja um verdadeiro choque no setor, considerando que essa é a área de prioridade em qualquer administração.
-Estamos vivendo um verdadeiro caos no setor educacional e o resultado do ENEM nos mostrou isso, com o Maranhão apresentando os piores índices, com as 10 piores escolas e a última colocada sendo aqui, em São Domingos do Azeitão. Isso machuca muito e nos coloca numa delicada situação-, disse o prefeito eleito.
Cleomar Tema afirmou que a plataforma de sua campanha foi baseada nesse quesito, enfatizando que sente a necessidade de se fazer uma transformação radical na área educacional e disse que está conclamando seus colegas gestores municipais a seguiram na mesma trilha.
Sensibilizado com o apelo de Cleomar Tema, o reitor Natalino Salgado afirmou que estava pronto para ajudar e citou vários programas existentes naquela instituição de ensino superior, a exemplo do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar), vinculado à Assessoria de Interiorização.
Esse programa, segundo Natalino Salgado, tem como objetivo a formação de professores dentro da Plataforma Paulo Freire e atende às reivindicações do prefeito eleito de Tuntum.
Natalino Salgado foi mais além ao afirmar: “Fico sensibilizado com o posicionamento do prefeito Cleomar Tema, que foi meu aluno no curso de Medicina. Vejo que ele está no caminho certo, porque a educação é a base de tudo, é o principal instrumento de emancipação do cidadão. O Tema está no caminho certo, mostrando toda a sua competência, seu dinamismo e disposição”, disse o reitor da UFMA.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cleide Coutinho quer explicações sobre cancelamento das construções de hospitais do Estado

A deputada Cleide Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (26), durante pronunciamento na tribuna, que protocolou requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, encaminhado ao secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, solicitando informações acerca das anulações das licitações para as construções dos cinco hospitais Estaduais:

São Luís, Caxias, Chapadinha, Santa Inês e Pinheiro.



A parlamentar informou que os documentos referentes às anulações das concorrências públicas para as construções dos hospitais foram divulgados recentemente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que diz entre outras coisas “que a medida do governo do Estado é decorrente de fatos supervenientes relevantes, que justificam e respaldam essa Secretaria”.



Cleide Coutinho quer explicações sobre cancelamento das construções de hospitais do Estado
Dep. Cleide Coutinho
Diante do fato, Cleide Coutinho comentou que ao ler o documento lembrou-se de algumas situações, como a do deputado cassado Paulo Marinho que colocou uma placa no local onde seria construído o Hospital Estadual de Caxias, ainda no dia 5 de setembro deste ano, informando que dentro de 180 dias, a partir daquela data, o governo iria construir o referido Hospital. “É claro que Ninguém acreditou, apesar de desejarmos que esse fato realmente acontecesse”, disse.



De acordo com Cleide, além do Hospital Estadual de Caxias, o governo do Estado cancelou, também, o processo de licitação para a reforma do Hospital Carlos Maciera, em São Luís, e para a construção de mais três importantes hospitais de alta complexidade prometidos para os municípios de Chapadinha, Santa Inês e Pinheiro.



Ao consultar a página do Google sobre Direito Administrativo, Cleide constatou que o termo “fatos supervenientes,” realmente existe na parte da licitação, que alerta o seguinte: “somente pode haver revogação por razões de interesse público, quando decorrentes de fatos supervenientes devidamente comprovados, tais como um fato novo, um fato pré-existente desconhecido do edital ou uma inconveniência comprovada para a administração pública”.



Terreno penhorado - Para Cleide Coutinho, diante disso fica uma interrogação muito grande com relação a Caxias, pois ela sempre denunciou que o terreno onde seria edificado o novo hospital estava penhorado pela Justiça Federal (até o dia 24 de setembro) por débitos trabalhistas do casal Marinho e que foi comprado pelo governo estadual por R$ 3 milhões de reais . Tornou a salientar que o mesmo terreno custou ao casal apenas R$ 30 mil reais.



“Estou entrando com um requerimento pedindo informações sobre os cancelamentos das licitações, porque todos nós deputados, tanto os da Situação quanto os da Oposição, temos a obrigação, o dever e o direito de prestarmos contas ao nosso povo, informando as razões da anulação das licitações dos hospitais, esperando que estas sejam fornecidas de maneira satisfatória e mais do que isso, com o desejo de ver todos os cinco hospitais construídos, porque é isso que o povo espera e o povo precisa”, afirmou Cleide.



Assecom/Cleide Coutinho

terça-feira, 20 de novembro de 2012

GRANDE PARTE DA HISTÓRIA DE TUNTUM SENTE UMA ENORME DOR NESSE MOMENTO, MORRE PAULO ANDRADE.

Paulo Andrade (FOTO: blog do lobão)
Faleceu ontem um dos fundadores do município de Tuntum. Paulo Andrade tinha 94 anos e era patriarca de uma das maiores famílias da região. Inteligentíssimo, sr. Paulo conhecia a fundo a história do município de Tuntum. Ultimamente já não mais conseguia esbanjar seus conhecimentos, devido a idade avançada. Integridade era uma das suas principais características. Paulo Andrade chegou a ser juiz por nomeação e vice-prefeito na chapa de Bento Teixeira neste município em 1988.
Junte-se aos bons, Paulo!

domingo, 18 de novembro de 2012

PREFEITO ELEITO TEM ÁRDUA MISSÃO EM TUNTUM

Chico Cunha e Cleomar Tema
Tem sido bastante veiculada a difícil missão que enfrentará dr. Tema no próximo ano. A situação em Tuntum é caótica e preocupante, diante de salários atrasados, crise na saúde, crise na educação e problemas que se tornaram rotineiros a realidade do município é dramática. O governo municipal, através de forte contribuição da governadora do estado, Roseana Sarney, tem conseguido transformar a vida do funcionário público de Tuntum em um inferno. O blogueiro Djalma Rodrigues relatou muito bem em seu blog, no ultimo 17, o atual cenário de Tuntum. 
"Professores em greve, recursos bloqueados para pagar funcionalismo, fornecedores sem pagamento, setor de saúde em panderecos, com parturientes da cidade sendo atendidas em outros municípios e uma população revoltada com a administração do prefeito Chico Cunha.
Esse é um retrato sem retoques da cidade de Tuntum, onde o ex-prefeito Cleomar Tema (PSB), vai tomar posse no próximo dia primeiro de janeiro. Vai receber uma herança que é o verdadeiro caos", descreveu Djalma.
O que não conseguimos entender é o motivo pelo qual aliados governistas culpam a governadora pela miséria administrativa do município de Tuntum. Ora, o prefeito Chico sempre leu a cartilha da governadora e jamais omitiu-se de auxiliá-la em desafios eleitoreiros. Então qual motivo Roseana teria para castigar tanto os tuntuenses? Fica aí a cutucada reflexiva.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cleide Coutinho cobra solução para os problemas do Campus da UEMA de Caxias

Cleide cobra solução para Campus da UEMA/Caxias
A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna nesta quarta-feira (14) para solicitar que o Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), a seu pedido, interceda junto ao governo do Estado, para resolver os problemas enfrentados no Campus  da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município de Caxias, na região dos Cocais. 

A parlamentar reconhece que o deputado Roberto Costa sempre se prontificou a ajudar a população daquela cidade, pois com muita gentileza deferiu  Requerimento de sua autoria datado do dia 29 de março de 2012 e que culminou com a visita da Comissão de Educação da Assembléia ao Campus da UEMA de Caxias que contou com a presença dos deputados César Pires (DEM), Alexandre Almeida (PSD) e Luciano Leitoa (PDT).

Depois da visita, a deputada recorda que todos os parlamentares da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa se comprometeram a voltar a Caxias num prazo de 90 dias, para saber se as solicitações da comunidade universitária tinham sido resolvidas. “Infelizmente, foram feitos apenas pequenos reparos no Campus da UEMA de Caxias”, lamenta. 

De acordo com Cleide, não foram feitas várias reivindicações da comunidade universitária como por exemplo: a construção do  laboratório e das setes salas de aula.  Disse ainda que aumentaram apenas o acervo da  biblioteca, mas o espaço físico continua precário, e a rede elétrica sofreu apenas reparos emergenciais, mas continua com problemas.    

Cleide Coutinho entregou ao deputado Roberto Costa um ofício encaminhado pelo Presidente do Diretório Central dos Estudantes da UEMA de Caxias – Nailson Santos, que diz que “por confiar no trabalho, na força e no empenho da deputada Cleide e dos outros membros da Assembleia, resolveu denunciar a falta de respeito com os funcionários da UEMANET, da VIP Segurança e dos encarregados da limpeza da UEMA,  que estão com seus salários atrasados há quase três meses e querem fazer greve e se esse pessoal humilde, que trabalha e necessita de seus salários para se alimentar, vestir e celebrar o Natal que se aproxima entrar em greve. 

Toda comunidade universitária de Caxias será prejudicada e também promete entrar em greve em sinal de protesto. “A empresa terceirizada está acusando o governo de não estar repassando os recursos informa o Presidente do DCE, Sr. Nailson Santos.” 

PRONTUÁRIOS MÉDICOS 

No final do pronunciamento, a deputada Cleide Coutinho anunciou que vai solicitar através de Indicação ao Presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dr. Abdon Murad, uma pessoa muito comprometida com a  saúde e com os pacientes, que elabore  uma Resolução, a exemplo do que já foi feito no Estado do Paraná, definindo o destino dos Prontuários Médicos, quando os hospitais e outras casas de saúde entrarem em falência ou fechem.   

A Deputada Cleide esclareceu que da mesma forma que defende o sigilo dos prontuários médicos, que só devem ser entregues a qualquer pessoa por ordem judicial,  não se pode deixar estes documentos jogados sem vigilância  quando houver o  fechamento ou venda dos hospitais. 

“Pessoas inescrupulosas podem se apoderar desses Prontuários e fazer destes usos indevidos. Tenho certeza que o Presidente Dr. Abdon Murad fará a Resolução, junto com os Conselheiros, o que protegerá de maneira mais ampla o sigilo dos pacientes que se internarão nessas clinicas que deixaram de funcionar.”

terça-feira, 13 de novembro de 2012

AGORA LASCOU!!! BANDIDO DO IPHONE APLICA GOLPE E FOGE COM MAIS DE 50 MIL REAIS

O que está bombando nas redes sociais agora é o mais novo golpe, o golpe do Iphone. Dezenas de pessoas caíram, a maioria já registrou boletim de ocorrência. Segundo informações, um jovem conhecido como Gaúcho é o responsável pelo estelionato. Ao que tudo indica ele é natural do Rio Grande do Sul e tem familiares na cidade de Fortaleza - CE.

Entenda o golpe:
O Gaúcho ofereceu os iphones por preços atrativos, na maioria da vezes para pessoas de seu relacionamento. Recebeu parte do dinheiro como adiantamento, com a promessa de receber o restante na entrega do aparelho. O problema, meu amigo, é que a entrega estava prevista para o ultimo sábado, dia em que o Gaúcho escafedeu-se, sumiu, caiu no mundo. O blog tem imagens do suposto estelionatário, mas preferiu não publicar até o momento. Vai que o Gaúcho aparece com uma baita de uma desculpa, hen!!??
O certo é que tem um monte de gente no prejuízo, gente que gostou tanto do preço que chegou a comprar mais de um. O mais engraçado, é que está rolando nas redes sociais fotos do Gaúcho curtindo a vida, tomando cerveja importada e tudo. Êta Gaúcho arretado, tchÊ!!
 
Em breve mais novidades sobre o Gaúcho!

ECONOMIA E SEGURANÇA: DICAS PARA A ESCOLHA DO SEGURO DE SEU CARRO


Com o aumento na venda de veículos no Brasil nos últimos anos, cada vez mais consumidores estão se deparando com o momento difícil de escolher um seguro para o carro. A primeira atitude a ser tomada no caso de contratar qualquer serviço é pesquisar as melhores ofertas e empresas.
 Segundo especialistas, a questão não é buscar o mais barato e sim o melhor custo benefício.
 “Um erro comum que as pessoas cometem é escolher pelo mais barato e não pela melhor qualidade. O interessante para decidir o plano é buscar aquilo que é interessante para cada indivíduo”, explica Ney Dias, Diretor Geral do Itaú Residência e Auto.
 Para Mario Cavalcanti, Superintendente de Desenvolvimento de Produtos da Liberty Seguros, inicialmente a pessoa deve saber o quanto pretende e pode gastar, já que esse é um produto bem flexível. “A partir dessa decisão o cliente pode buscar aquilo que mais se adequa ao seu perfil, uma cobertura completa ou uma básica que só inclua responsabilidade civil e assistência.”
 A Allianz Seguros explica que o valor do seguro é resultado de um cálculo que leva em conta as coberturas contratadas, o perfil de risco do segurado – baseado em informações pessoais fornecidas – e as estatísticas de sinistro da seguradora, quanto maior o risco mais alto é o valor a ser pago pelo segurado.
 Ney Dias alerta para dois pontos importantes que não são muito lembrados pelos contratantes. “Pouca gente presta atenção para a cobertura de APP (acidentes pessoais de passageiros) e RCF (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículo). O primeiro garante verba para no caso de despesas dos demais ocupantes que podem se ferir em um acidente, o segundo cobre os danos corporais e materiais causados para terceiros.”
Ele explica quando a pessoa contrata o mínimo do RCF, que é cobertura de 50 mil, no caso da Itaú, ela não se preocupa com o caso de uma indenização para a família da pessoa envolvida no acidente, que pode chegar até três vezes o valor de um carro. 
Nas grandes cidades, como o risco de roubo é maior, uma opção para baratear o custo do contrato é instalar um rastreador. “Todas as seguradoras tem uma avaliação em cada seguro, em muitos casos a instalação do rastreador é considerada uma condição para fechar o contrato. Em outros, as empresas oferecem essa condição para baratear o custo geral”, conta Cavalcanti.
Os dois especialistas concordam. Para conseguir contratar o melhor seguro para o seu perfil, e o do seu carro, a principal estratégia é conversar muito com o seu corretor. Ele analisa os riscos da sua cidade, do seu carro e das suas possibilidades, e apresenta as ofertas. “No entanto o consumidor tem que saber o que está contratando, muita gente tem coberturas que nem sabe e acaba não usando algo pelo que tem direito”, conta Ney Dias
Blog da SEGURALTA.
 ( http://blog.seguralta.com.br/?p=226 )

EX PREFEITO DE BOM JARDIM É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL

Imagens meramente ilustrativa
A Polícia Federal prendeu na tarde de ontem o ex prefeito de Bom Jardim. Antônio Soares Pedrosa foi capturado próximo ao município de Pirapemas. Ele foi condenado a mais de 4 anos de prisão por desviar recursos do extinto Ministério da Ação Social.


Mais informações...

Do Ministério Público Federal

Antônio Soares Pedrosa desviou recursos repassados pelo extinto Ministério da Ação Social
A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Justiça condenou Antônio Soares Pedrosa, ex-prefeito de Bom Jardim (MA), a três anos e seis meses de prisão. O ex-prefeito desviou indevidamente recursos repassados ao município pelo extinto Ministério da Ação Social  durante sua gestão, no período de 1989 a 1992.

Segundo denúncia do MPF/MA, o dinheiro repassado para a prefeitura, em forma de convênio, foi recebido com a finalidade de conclusão das obras do conjunto habitacional Vila Muniz, destinado à construção de 200 casas que seriam entregues às famílias carentes. No entanto, o Tribunal de Contas da União no Maranhão (TCU/MA) constatou diversas irregularidades na prestação de contas e instaurou tomada de contas especial do ex-prefeito, o que resultou na condenação de Antônio Pedrosa ao pagamento de CR$ 49.124.720,00 (moeda que vigorava à época do desvio).

Ainda de acordo com o MPF, o ex-prefeito apresentou duas prestações de contas referentes ao mesmo convênio, sendo a primeira datada de 16 de julho de 1991 e a segunda de 29 de dezembro de 1992,com várias informações contraditórias, o que contribuiu para a suspeita do desvio de recursos públicos. Foi descoberto, também, que todos os recursos foram gastos em fevereiro de 1991, enquanto os documentos de licitação e despesas constantes da segunda prestação de contas eram de novembro e dezembro de 1992, fora da vigência do convênio.

A Justiça determinou que a pena privativa de liberdade fosse substituída por duas penas restritivas de direito, que consistem na prestação pecuniária de R$ 2 mil ao município de Bom Jardim e na prestação de serviços à comunidade. O ex-prefeito foi condenado também ao pagamento das custas judiciais.

Esta não é a primeira vez que o ex-prefeito é acusado de desvio de recursos. Ainda na condição de prefeito de Bom Jardim, ele respondeu por várias ações penais exatamente sobre desvio de verbas, tendo sido condenado por desviar dinheiro destinado à construção de poços artesianos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PREFEITURA DE TUNTUM PODE SER ALVO DE INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL

Segundo matéria publicada no blog do Luís Cardoso, a prefeitura municipal de Tuntum tem grande chance de encontrar-se entre as prefeituras  investigadas pela polícia federal. Cardoso cita ainda os município de Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Rosário e Balsas. 
Sobre a investigação:
De acordo com as informações, a PF foca nos setores saúde e educação. Diante do sigilo das investigações, não há como garantir que Tuntum esteja entre as investigadas. O que se pode garantir é que em menos de 15 dias a bomba irá explodir.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conheça mais um dos que participaram do assassinato do jornalista Décio


Marco Bruno de Oliveira Amaral foi preso com uma quadrilha de hackers. Ele foi apresentado pela polícia nesta sexta feira, 09, Bruno é um dos envolvidos da morte de Décio.
Segundo as investigações, Marco Bruno deu fuga para o assassino confesso do jornalista.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ECONOMIA: CAIXA ECONÔMICA MAIS QUE DOBRA LIMITE DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO CONSÓRCIO


Redução de taxa de administração e ampliação de prazo são os principais atrativos.
A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (6) que mais que dobrou o limite das cartas de crédito de consórcios imobiliários, de R$ 300 mil para R$ 700 mil.
O banco também ampliou o prazo para o pagamento, de 120 meses para 200 meses, e reduziu as taxas de administração – que incidem sobre o valor contratado no período total – , de 18% para 16%.
“As mudanças no consórcio imobiliário vão ampliar o portfólio de produtos para atendimento ao mercado”, afirmou, em nota, José Urbano Duarte o vice-presidente de governo e habitação da Caixa.
O banco tem hoje uma carteira de mais R$ 12 bilhões em crédito para 159 mil clientes, tendo contemplado 70% deles. Até outubro de 2012, as vendas do consórcio imobiliário registraram um aumento de 35% em cotas comercializadas em relação ao mesmo período do ano passado.
Outros bancos. Outros bancos já aumentaram o limite da carta de crédito dos consórcios imobiliários. Banco do Brasil e Itaú Unibanco também mais que dobraram o valor máximo, para R$ 700 mil.
O movimento reflete a adaptação do segmento de consórcios à valorização dos imóveis. O preço médio do metro quadrado de lançamentos com dois dormitórios mais que dobrou na capital paulista nos últimos cinco anos, segundo dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em Tuntum: O terrorismo dos salários atrasados continua!

Já se aguardava o ápice da miserabilidade alcançado pela prefeitura de Tuntum com relação aos salários aternamente atrasados dos ultimo quatro anos. Eternamente sim! Meu amigo, dois, três, quatro salários atrasados é uma eternidade para um pai de família. A caoticidade tende a piorar até janeiro, onde as esperanças por um dia melhor renasceram no ultimo 7 de outubro. O que já se sabe e que também é comum, não só em Tuntum, é que o prefeito eleito enfrentará uma pendenga daquelas pra colocar as coisas no lugar. É indiscutível que nos 4 anos anteriores pagamento de servidor público nunca foi prioridade nenhuma da atual gestão municipal. A situação já esteve mais feia ainda, quando alguns funcionários chegaram a passar 5 mêses sem receber. A crise na saúde passa dos limites, o hospital "Seabra de Carvalho" encontra-se abandonado, não pelos funcionários, mas sim pelo poder público. Por falar em abandono, chegou o momento do prefeito eleito fazer com que dezenas de marajás corram com a sela. Desenvolvimento se constrói com trabalho, quer ganhar 700 contos? aprenda a contribuir com algo, e de maneira legal, trabalhando! O ministério público tem a obrigação de se manifestar sobre a atual situação dos servidores de Tuntum. Lembrando que entramos no mês de novembro, o funcionário precisa comer, se vestir e pagar suas contas. Isso já virou motivo de piada, de molecagem. Escutei um amigo dizer que a sorte do povo de Tuntum é o Mini box, pois lá se vende fiado. Pois é, eu desejo que no próximo ano o povo receba seus pagamentos e possam pagar o Mini Box.
 
O blog está à disposição da assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Tuntum para os improváveis esclarecimentos.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DEPUTADA DENUNCIA OBRAS LICITADAS SEM ORÇAMENTO


Deputada denuncia obras licitadas sem orçamento
Cleide Coutinho (Foto Divulgação)
Na Mensagem nº 071-A /2012, encaminhada na última quarta-feira (31) pelo Poder Executivo do Maranhão à Assembleia Legislativa do Estado, para justificar pedido de autorização para contratar empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da ordem de R$ 3.801.341.000,00, (três bilhões, oitocentos e um milhões, trezentos e quarenta e um mil reais), constam obras que já estariam em andamento ou teriam sido licitadas, sem a devida dotação orçamentária. A conclusão é da deputada estadual Cleide Coutinho (PSB), que demonstrou perplexidade durante a leitura da mensagem encaminhada pelo Executivo, por entender que as licitações ou mesmo o início dessas obras, sem dotação orçamentária, caracterizam indícios de improbidade administrativa.
De acordo com a parlamentar, entre as obras objeto dos recursos a serem pactuados pelo Estado junto ao BNDES, estão a construção do hospital regional de Caxias e a pavimentação da rodovia MA-127 – estrada que liga Caxias ao município de São João do Sóter.
“Estas obras foram anunciadas pelo governo estadual como licitadas e iniciadas, inclusive com grande estardalhaço midiático em nossa região. Porém, o que se pode extrair da mensagem encaminhada pela governadora, é que tudo não passava de mais um factoide, com a mera intenção de influenciar no resultado das eleições municipais.”, disse Cleide Coutinho.
A deputada fez questão de ressaltar, no entanto, que em momento algum se colocou contrária à construção do hospital regional de Caxias ou a pavimentação da MA-127, mas diz discordar com veemência da maneira como o Governo vem conduzindo suas ações em todo o estado.
“Entendo que tanto o hospital como a estrada, são obras necessárias e há muito esperadas pela população, inclusive reivindicadas por nós inúmeras vezes da tribuna desta Casa. O problema é que o Executivo parece brincar com o povo maranhense, quando anuncia obras que sabe não ter como levá-las adiante. Se, por obra divina, a maioria dos deputados entendesse votar contra o empréstimo ora pleiteado, o governo estaria metido numa sinuca de bico.”, argumentou a parlamentar.
Cleide alertou ainda para o fato de as obras terem sido informadas anteriormente pelo Governo do Estado como licitadas e iniciadas, porém, sem as devidas dotações orçamentárias:
“Parece-me um caso típico de improbidade administrativa, pois, se foram mesmo licitadas e iniciadas, sem previsão de orçamento, segundo o próprio Executivo afirma, o modus fere de morte a Lei de Responsabilidade Fiscal.”.
Histórico – O hospital regional prometido para Caxias tem um histórico de fatos bastante controversos. Inicialmente, a obra estava prevista para ser concluída em dezembro de 2010. Um terreno onde a unidade seria construída, às margens da BR-316, chegou a ser comprado em caráter emergencial pelo Governo do Estado, por R$ 3 milhões, mas a obra sequer chegou a ser iniciada, porque o imóvel está penhorado pela Justiça Federal por conta de inúmeras dívidas trabalhistas em desfavor da antiga proprietária, a Sociedade Educacional de Caxias – Soeduca -, de propriedade da família do ex-prefeito Paulo Marinho.
Faltando menos de dois meses para as últimas eleições municipais, o governo estadual voltou a falar na construção do hospital, quando anunciou que a obra estava devidamente licitada e seria entregue em um prazo máximo de 180 meses.
Aprovação – Apesar de contrariar parecer técnico da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, o empréstimo foi aprovado pela Assembleia, sob protestos dos parlamentares oposicionistas.

Do blog do Ricardo Marques

DEPUTADA CLEIDE COUTINHO DESAPROVA ATITUDE DO GOVERNO EM AFUNDAR AINDA MAIS O MARANHÃO

A deputada estadual Cleide Barroso Coutinho criticou fortemente se posicionando contra a atitude do governo estadual em elevar ainda mais a dívida do Maranhão. A parlamentar mais uma vez mostrou discordar dos métodos da governadora Roseana Sarney, que a partir de agora conseguiu aprovar mais um empréstimo que arrombará os cofres públicos do nosso estado. Seguindo o mesmo raciocínio de dra. Cleide, o deputado Marcelo Tavares afirmou que o novo empréstimo irá estourar o limite de endividamento do estado, ou seja, se já estávamos endividados agora estamos endividados acima dos limites. Limites estes estabelecidos pela lei de responsabilidade fiscal, fixado em 16% da receita corrente líquida do Estado anualmente. Porém, com o mais novo empréstimo comandado pela governadora o limite subiria para 44%. Votaram  contra o empréstimo os deputados Marcelo Tavares (PSB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Bira do Pindaré (PT), Othelino Neto (PPS), Eliziane Gama (PPS), Carlos Amorim (PDT), Cleide Coutinho (PSB) e Gardênia Castelo (PSDB).