Blog - Boa tarde dr. Tema, indo direto ao assunto. Posso me referir ao sr. como candidato à prefeito de Tuntum?
Dr. Tema - “Eu não tinha a idéia de voltar a ser prefeito de Tuntum, já pensava nisso até mesmo antes de terminar meu mandato, que para o poder executivo eu não voltaria. (...) Mas em função de um número expressivo de cidadãos que desejam meu retorno eu sou candidato. (...) Eu chamo isso de convocação, porque quem tem uma aprovação de 84 % não poderia deixar de ser candidato.
Blog - Candidato, há algum empecilho judicial que possa impedir sua candidatura à prefeito em 2012?
Dr. Tema - “No momento, até hoje nada me impede de ser candidato a prefeito de Tuntum. Porque? Em relação as minhas prestações de contas, as dos três mandatos que exerci, as dos dois primeiros foram aprovadas. As do ultimo mandato, 2005, 2006, 2007 e 2008, até agora nenhuma dessas prestações foram julgadas pelo tribunal. (...) E para que haja empecilho, é preciso que o tribunal julgue irregular minha prestação. (...) Não existe nada de empecilho contra a minha pessoa para concorrer a candidato a prefeito de Tuntum.”
Blog - E se realmente a oposição estivesse correta e o sr. não saísse candidato. Independente de questão judicial ou não. Já haveria um nome para receber seu apoio?
Dr. Tema - “Olha, Segundo. Tuntum tem grandes nomes, filhos da cidade que estão lá, trabalham, vivem! Qualquer pessoa que esteja filiada a um partido. Que o seu partido aponte como candidato, pode ser candidato! (...) Temos grandes nomes. Eu não posso aqui escolher o nome específicos, (...) Temos filhos da terra que podem ser candidatos.”
Blog - Sabemos que o sr. vem de um governo aprovado por grande parte da população, as pesquisas afirmam isso. Nesse momento, quais são as suas prioridades para Tuntum, caso o sr. seja o futuro prefeito?
Dr. Tema - “Reestruturar a saúde do município. Dá um enfoque especial para a saúde do município. Continuar com o processo de prioridade com a educação. Educação especialmente na formação dos professores, na melhoria do atendimento do aluno. nao só com a construção de novas escolas, mas também oferecer material didático para que a escola possa se desenvolver. Dá uma atenção especial ao pré escolar. E melhorar a qualidade do nosso professor. Essa é a meta prioritária da educação.”
Blog - O que sr. tem a dizer à respeito das acusações de aliados do sr. Chico Cunha, que para defender a “má” administração do prefeito, atribuíram ao senhor um encharcamento de empregos que receberam como herança?
Dr. Tema - “Olha, eu acho que essa acusação não pode ser verídica e nem é verídica. Não pode, não deve e não é verídica. Porque eu não deixei nenhum funcionário público do município sem pagar o seu salário. Portanto o que o município arrecadava tinha, condição de pagar todos eles. Cada um que entra como novo gestor, não tem que se preocupar com o passado, tem que se preocupar com o presente e o futuro. Espero que o atual prefeito possa fazer um grande trabalho. Só quem pode julgar é o povo.”
Blog - Dr. Tema, Como o sr. avalia a administração do prefeito Chico Cunha?
Dr. Tema - Olha... é difícil você julgar o seu próprio parente, eu não gostaria aqui de fazer esse julgamento. Ele continua no gôso de seu pleno direito de prefeito da cidade . O povo que faz esse julgamento, é quem tem o poder e o direito de julgar.
Blog - Em uma eventual vitória nas urnas, o sr. convidaria o prefeito para fazer parte da sua equipe de governo?
Dr. Tema - “Todo gestor ao terminar o seu mandato, (...) fica muito chato o cara que é prefeito ocupar um cargo, como eu posso dizer, inferior ao que ele já teve. Eu não tenho esse pensamento de ficar rejeitando. Pelo contrário, hoje eu tenho o apoio de grande parte da oposição, que sempre foi oposição a muitos anos. (...) Procuro conservar os amigos e buscar os descontentes do outro lado. A política é isso, de somar cada vez mais com a finalidade de prestar serviço”
Blog - Qual a principal deficiência hoje, do município de Tuntum? E qual a solução que o sr. irá tomar caso seja aprovado nas urnas?
Dr. Tema - “Olha, eu não quero de antemão me fazer. O primeiro passo é ganhar a eleição... Depois disso você convoca seus assessores, as pessoas que trabalharam com você. Chama as pessoas que têm competência e capacidade de administração, para exercer junto com o mandato do prefeito. Mas sempre visando a prestação de serviço do nosso município.”
Blog - Gostaria de agradecer por ter nos recebido e pedir que o sr. deixasse uma mensagem para a população de Tuntum?
Dr. Tema - “Eu gostaria de encerrar dizendo o seguinte, estou de braços abertos para a população, para que possamos fazer um governo de todos e para todos... pois o meu passado é que me credencia para o futuro(...) Não sou radical, sou um político de amizade... Já agora eu recebi o apoio do adversário mais antigo, de vários anos. Isso é uma alegria porque acaba divergências políticas do passado. Estou de braços abertos para receber não apenas os representantes políticos, mas também, claro, todo o povo de modo geral. Um eleitor que nunca votou em mim vai votar nessa eleição.”
Blog - Aproveitando o assunto, como vai a relação com o prefeito Humberto Coutinho?
Dr. Tema - “Não... não, não. Não temos divergência nenhuma. Nem na campanha, eu fiz a opção pelo governo em função do apoio que o prefeito Chico Cunha fez, não me arrependi! Comuniquei o deputado Humberto Coutinho... Mas agora é uma nova eleição (...) agora estamos tratando de eleição municipal.(...) Nossa amizade não foi arranhada em momento algum em função dessa eleição.”